Mulher, você não vale nada

É o que a sociedade brasileira está falando atualmente

Gabi
3 min readJun 14, 2024

Certa vez eu li que uma mulher sempre está errada. Ou li alguma coisa que me fez chegar a essa conclusão? Não importa. Uma mulher sempre está errada.

Desde que nasce uma mulher já vai amadurecendo rápido o suficiente para ser culpada pelo próprio estupro. “Aos seis ela sabia muito bem o que estava fazendo.”

Se gosta de se arrumar é culpada. Se não gosta, também. Gorda, alta, magra, loira ou negra. Mentira. Uma mulher negra é considerada muito mais culpada que qualquer outro ser humano. Tem quem tenha coragem de dizer que é biológico.

As religiões que deveriam confortar as pessoas, confortam os homens. As mulheres precisam obedecer. Mas a coisa é pior quando a gente vai pra questão da maternidade. Desde criança uma mulher ouve sobre o sagrado da maternidade. Você não é humana, é qualquer coisa que vai trazer uma nova vida para o planeta. Obedecer à vontade de Deus, que obviamente será umhomem na maior parte das tradições atuais.

Lembro de escutar sobre a necessidade de ter filhos, pois haveriam muitas almas precisando vir pra Terra. Sim, minha família é kardecista, então vou dar a visão da minha experiência. Agora não lembro de nenhuma conversa assim direcionada para os meninos.

Conforme fui crescendo e tendo amigos de outras religiões, percebi que a prática é muito comum. As meninas escutam desde cedo que precisam engravidar, ter filhos, e alguma coisa relacionada às crenças da religião dela.

É feito um grande terror em cima da questão do aborto, e esse eu não superei. Provavelmente eu não conseguiria fazer um aborto, pelo medo das consequências. Mas assim, nunca engravidei, então não posso falar sobre.

Agora, os homens, ah. Nunca sabem bem o que estão fazendo. Não podem ter suas vidas arruinadas por um mal passo: seja ele engravidar a namorada num descuido e ter que ajudar a criar, ser preso por estupro, ou qualquer coisa. O homem pode ser milionário, mas mesmo assim, se acontece uma gravidez indesejada, a mulher que se vire.

A mulher é considerada aproveitadora, irresponsável, vão dizer que fez de propósito….ah, parece que viram ele colocando alguma coisa na bebida dela. Hum, mas viram a roupa que ela tava? A mulher sempre está errada.

Os parças vão defender. Vão pagar a fiança. Mas ninguém vai falar que ele precisa ajudar a criar. Ou levar na delegacia pra ele assumir que errou. Puts, é brother, né?

A mulher é errada porque querer ter uma carreira. Também é errada porque quer combinar com o marido de ficar cuidando das crianças enquanto ele paga tudo.

É errada quando engravida, afinal a empresa vai ter que pagar pra ela ficar encostada em casa. Bem, se a política do governo fosse mais assintencial, talvez isso não seria um problema para empresas e mulheres, mas essa é uma outra conversa. Já viu como um chefe reage quando uma mãe tem que sair pra levar um filho no médico? E quando é um pai? Nem preciso detalhar, né?

A mulher é errada quando vai com apendicite no hospital e todo o quadro médico insiste em perguntar se ela tentou fazer um aborto. E ela responde que não, mas deixam com dor até sair o resultado do teste de gravidez, porque a mulher é tão errada que não dá pra confiar quando ela diz que não tentou um aborto. Ela também é errada por reclamar, afinal isso só acontece porque todas as mulheres são erradas.

Claro, o julgamento não vem só de homens. Sem mulheres apoiando o discurso, ele não teria tanta eficiência. Sabe quando titia diz que sua comida ficou boa e agora já dá pra casar? Ou quando a professora manda você sentar como uma menina no primeiro ano? Bem, a gente já tá aprendendo aí que está errada. E muitas vezes a gente repete o que aprende e piora a vida das outras mulheres, simplesmente porque acha que é o certo.

Bem, essa lei do aborto que estão tentando passar mexeu mais uma vez com o sentimento de que nós mulheres não valemos nada e toda a raiva que eu tenho por essa desigualdade de direitos. E não adianta uma marca vir falar que eu tenho valor. O discurso é um marketing bonito, mas raso.

--

--

Gabi

E lá vamos nós! Terra do Nunca? Bad Place? Certamente atravessamos o espelho.